5 novas raças de cães que você nunca viu
Novas raças de cachorros surgem a todo momento. Desde milhares de anos atrás, o homem vem cruzando e selecionando os cães com o objetivo de criar cães para cumprir determinadas tarefas. Embora hoje existam organizações com a FCI - Federação Cinológica Internacional -, que busca reconhecer apenas as que cumpram determinados requisitos, há muitos cachorros novos e que deram certo, mas ainda não obtiveram esse tão almejado reconhecimento.
Os cães que eu listei aqui, são de cachorros que vem sendo obtidos de cruzamentos nos últimos 30 anos no máximo. A maioria deles (com exceção do Dorset Olde Tyme Bulldogue) começaram a surgir a partir dos anos 90. O reconhecimento é difícil, mas levemos em consideração que ainda são cães muito novos. Algumas tentam ser reconhecidas há muito tempo e ainda não são consideradas oficiais internacionalmente. Como é o caso da maioria dos animais originários no Brasil, como já foi tratado aqui no Dicas do Cão. As raças novasselecionadas são:
Bulldogue Australiano
Mais um cachorro da família dos bulldogues, esse aqui também é conhecido pela alcunha Aussie. Ele foi criado com a tentativa de obter um bulldogue que não apresentasse a vulnerabilidade à alguns tipos de doenças que os outros costumam sofrer. Os cruzamentos começaram a acontecer a partir dos anos 90. Ele segue as características passiva dos seus parentes mais próximos. É muito calmo, robusto (ainda mais que os outros) e seu focinho curto continua sendo uma marca da raça.
Dorset Olde Tyme Bulldogue
Esse nome grande e sugestivo refere-se a tentativa de Steve Barnett no final dos anos 80, de criar o Buldogue da Era Vitoriana. É um animal muito forte, com os ombros largos e as pernas retas. Como os outros da família Bull, apesar de muito forte e alerta, ele sempre se mantém muito dócil e tranquilo. É muito leal e companheiro, grande amigo das crianças. Gosta de estar perto de todos que convivem com ele, é ideal para ser o membro de uma família.
Mi-ki
É um animalzinho pequeno, com uma aparência delicada e dócil. Muito esperto, brincalhão e carinhoso, o Mi-ki está sempre alerta. Dentre os animais de porte pequeno, é considerado o mais gentil para se viver em companhia. A sua pelagem é longa, que lembra cães como o Lhasa. Esse pêlo longo tem duas variações: liso ou lanoso. Foi criado nos EUA, e hoje já está presente no Canadá. Sua origem remonta a seis tipos diferentes: Papillon, Shih Tzu, Yorkshire Terrier, Spaniel Tibetano, Maltês e Chin Japonês.
Silken Windhound
É um da família dos galgos, muito belo e elegante. Sua pelagem longa, lisa e sedosa é o seu charme; e pode ser de variadas combinações de cores: preto e castanho, branco e preto, do branco puto ao vermelho, e preto ao azulado. A variedade de tonalidades junto com a postura do cão dão lhe uma aparência unica e elegante. É um animal muito inteligente, e com um reforço positivo, é facilmente treinável. É dócil e carinhoso, e em termos de competição, um verdadeiro campeão.
Tamaskan
Um cachorro muito obediente, sua inteligência permite que ele aprenda muito rápido, e se sobressaia em diversos trabalhos. Originário da Finlândia, o Tamaskan é muito raro, estima-se que tenham apenas 400 daraça no mundo todo. Ele é muito versátil e obediente, foi criado para ter características do Lobo, como seus ancestrais, o Husky Siberiano e o Malamute do Alaska. Mesmo existindo em pouca quantia, hoje em dia existem Tamaskans na Austrália, Estados Unidos, Canadá, no Reino Unido, e na Europa Continental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário