A medicina alternativa ganha cada vez mais adeptos no mundo todo. São pessoas que buscam métodos diferentes para tratar algum tipo de problema. Com os cães, não é diferente. Os florais de Bach vem ganhando destaque a cada dia para ajudar a tratar problemas comportamentais e emocionais. Por isso, convidamos a médica veterinária e terapeuta floral Jackline Pinto, autora do livro “Florais para cães”, para falar um pouco sobre o assunto para você, leitor.
As emoções dos animais e os florais de Bach.
Por Jackline Pinto
Os florais são dados em gotas. Na foto, Dra. Jackline Pinto dá um dos florais. (FOTO: Reprodução/Facebook) |
Os animais, como todos os seres vivos, possuem sentimentos e se emocionam tanto positivamente quanto de forma negativa, assim como todos nós. Apresentam sentimentos bons como o famoso “amor incondicional”, por exemplo, mas também experimentam sentimentos como raiva, ciúmes, perda de controle, carência, medos, etc.
Mas como ajudá-los?
Os florais de Bach são essências de plantas que atuam no campo energético equilibrando as emoções que estão em desarmonia. Dr. Bach, médico Inglês descobridor dos florais no início do século XX, descobriu 38 essências dos Florais e durante seus estudos destacou que um “animal emocionalmente equilibrado é um animal fisicamente saudável” e isso também se aplica a nós, seres humanos.
No tratamento com os florais, para que este tenha sucesso, é importantíssima uma avaliação profunda do caso para a escolha da correta formulação. Os animais reagem bem mais rapidamente aos florais do que os seres humanos, justamente por não colocarem barreiras negativas.
Pensando no animal como um todo, vemos como é importante tratar seu emocional para que este viva bem e feliz nessa nova constituição de família no qual agora faz parte. Para isto, a utilização dos florais de Bach está cada vez mais sendo difundida.
Nos cães, como exemplo, uma das doenças emocionais secundárias a humanização é a chamadaAnsiedade de Separação - é uma doença emocional muito comum nos cães e podemos percebê-la claramente quando os animaizinhos são deixados só, sem a companhia do ser humano. Essa doença ocorre principalmente pela não aceitação desta situação, pela dependência do animal ao ser humano (alegria vai embora juntamente com o proprietário). Quais são os sintomas dessa doença?
Os principais sintomas são:
- Comportamentos destrutivos - roem móveis ; destroem objetos; móveis; paredes; portas e janelas dos donos;
- Depressão, nostalgia, tristeza, falta de apetite,letargia.
- Latidos constantes, uivos e choros, que tanto incomodam os vizinhos.
- Urinar e defecar em locais indevidos.
Mas o que fazer para livrar o lindo animalzinho dessa terrível e angustiante situação?
O ideal é que haja uma alteração familiar em relação ao animal com as dicas comportamentais corretas e os florais específicos. Os florais de Bach mais utilizados nesses casos são:
Red Chestnut (preocupação excessiva com pessoas queridas)
Heather (chamar atenção)
Cherry Plum (descontroles, impulsos)
Holly (raiva)
Impatiens (respeitar o tempo)
- Não podemos esquecer que cada caso é um caso, e deve ser avaliado individualmente;
- Não devemos associar mais que 7 Florais à formulação;
- Atenção com a manipulação dos Florais para animais: deve ser a 10% de veículo alcoólico;
- O animal deverá tomar 4 gotas 4 vezes ao dia;
- O tempo mínimo de tratamento deverá ser de 3 meses.
Além dessa doença, existem inúmeras outras alterações comportamentais – emocionais.
Cães que latem demais; Agressividade; Hiperatividade; Coprofagia (ingestão de fezes); Ciúmes excessivo; carência excessiva; Pavor de fogos; Animais destruidores; Lambedura das patas; entre outros...
O que não devemos nunca esquecer: “Limite é cuidado, é segurança e prova de Amor”. Quem ama seu animalzinho educa e coloca os limites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário