terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ficha do Fila Brasileiro


O Fila Brasileiro possui um grande olfato e uma figura imponente, características que o tornaram o mais temível perseguidor de escravos fugitivos. Durante o período colonial do Brasil, havia no país grandes plantações açucareiras nas quais milhares de escravos africanos trabalhavam. Os Filas eram usados para vigiá-los e evitar que fugissem, se um escapasse, o cão era usado para seguir o rastro.
Origem
Como seu nome indica, o Fila Brasileiro tem origem no Brasil, ainda que não seja nativo. Esse cão descende dos molosos levados ao continente pelos colonos europeus. Os descendentes desses cães foram cruzando com outras raças (Mastiff Inglês, Bloodhound e Dogo) para fazerem um cão ideal que desempenhasse tarefas, como a de perseguir escravos e índios ou de proteger os rebanhos de ataques de jaguar.
O Fila resultante era uma raça pouco dinâmica, então no século XIX também foi cruzado com um pouco de sangue Buldogue.
Comportamento
É um cão ágil, dócil, vivaz e valente. Bom e paciente com as crianças, é fiel aos seus donos e se mostra afetuoso, obediente e doce com eles. Por outro lado, se mostra desconfiado e pouco amistoso com estranhos. Seu caráter é tranquilo e bastante seguro de si mesmo. Não costuma ter medo e quando está excitado ignora ameaças ou batidas. Se adapta bem a ambientes novos e a ruídos estranhos.
Aspecto
É um cão robusto, vigoroso, imponente e musculoso. As patas têm uma boa estrutura óssea e a cauda, larga na base, vai afinando progressivamente. Tem orelhas grandes em forma de “v”. Seu pelo é curto, flexível e grosso e são aceitas todas as cores uniformes exceto as desclassificáveis (branco, cinza rato, assim como manchado e cor merlo).
Cuidados Específicos
O Fila Brasileiro não requer cuidados minuciosos. O que precisa é de um dono autoritário e perseverante, que não se deixe impressionar.
Saúde
É um cachorro bastante saudável e, apesar de seu tamanho grande, não é muito propenso a sofrer de displasia coxofemural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário